A minha vida profissional se iniciou já faz 26 anos e o processo era totalmente analógico. Isso quer dizer que todas as relações de trabalho eram feitas pessoalmente e qualquer tipo de marketing ou divulgação tinha o formato “boca a boca” ou era feita através de jornais e revistas. Trabalho com moda e por isso nosso espaço era pequeno dentro dessas publicações com isso disputávamos ferozmente cada linha para falar sobre o que fazíamos. Era mais difícil do que hoje? Não sei dizer, mas bem diferente com certeza.
Estou “online” já faz quase 15 anos e tenho que me reinventar constantemente para não perder um lugar na história que tem passado diante dos meus olhos freneticamente e que tento agarrar com unhas e dentes. Passei pelo momento de postar looks do dia, partes da minha vida e dicas constantes na internet, como se fosse um reality show, tive uma relevância, me firmei no mercado, mas isso já passou. Sinto agora que o caminho esta seguindo em outra direção e é nisso que aposto as minhas fichas – conteúdo relevante e que possa agregar no dia a dia das pessoas. Sou consumida, mas também consumo para a roda poder girar nessa engrenagem tão doida que são as redes sociais.

O que mudou muito foi justamente o poder de escolha. Como já me sinto mais confortável no mercado que atuo, consigo escolher o que vou comunicar para influenciar, e o que vou consumir para a minha própria inspiração – HOJE tenho esse poder. O poder de entender que o meu tempo é algo valioso nos dias de hoje, um bem que todos nós deveríamos cuidar com muito cuidado. Por isso me sinto confortável em dar unfollow em perfis que não me agregam nada e consomem minha energia nesse momento quase caótico que estamos vivendo. Faça o mesmo. Não deixe que as redes sociais comandem você, seja você a pessoa que vai comandar as suas redes sociais, por que não?
Não preciso nem dizer que agora, mais do que nunca, você não tem que acreditar em tudo o que vê, ao contrário, duvide sempre e tenha senso crítico e seu próprio olhar sobre os assuntos que consome nas redes sociais – exercício necessário para dominar esse mercado. Todos somos influenciadores hoje em dia, tenha responsabilidade naquilo que esta comunicando e assim vai ter sucesso na sua trajetória.
É fácil? Não, quase impossível, ficamos tentados diariamente a ir pelo caminho mais simples, apelativo já que o ser humano é viciado no prazer imediato das coisas. Lembrando que os algoritmos vão te manipular você querendo ou não e por isso temos que sair da nossa zona de conforto sempre para poder não ser vítima desse jogo online que vivemos diariamente.