HOJE eu quero falar sobre como a alimentação e os exercícios físicos salvaram a minha saúde e me trouxeram muito bem-estar.

"Se alimentar bem, se auto conhecer para praticar a nutrição intuitiva podem fazer toda a diferença na saúde do corpo e até da mente. Fica a pergunta: você é o que você come?"

Paula Martins Hoje
Por Paula Martins

Para falar sobre mudança de vida, eu acredito que necessariamente temos que pensar na nossa história pessoal para poder entender o presente e fazer alguma projeção do futuro. Por isso falo aqui da minha experiência com uma boa nutrição e exercício físico. Veja bem, da maneira que eu faço vale para mim, mas não necessariamente para você, e é por isso que o autoconhecimento é imprescindível para termos um processo de sucesso quando resolvemos mudar nosso lifestyle.

Pensa em uma criança que não comia nada, passava mal com quase tudo e depois na adolescência só comia doces, praticamente um vício que tive que me livrar. Naquela época não se falava em alergias, corpos inflamados, rejeições a determinados alimentos e a coitada da minha mãe fazia o que podia para me manter alimentada mesmo nessas condições, que agora eu sei, não eram ideais para uma boa nutrição. No começo da fase adulta me assumi como uma pessoa que se não comesse um chocolate, não conseguiria ficar equilibrada, com energia para encarar o dia-a-dia, dá para acreditar?

Pois é, levei essa vida dos meus 20 aos 40 anos com a vantagem de sempre fazer atividade física, isso foi algo positivo que nunca deixei de praticar, mas que não era potencializado porque efetivamente não nutria o meu corpo de maneira eficiente e por isso os resultados eram quase insignificantes para tudo o que eu fazia. Chegou num ponto, eu ainda negligenciava o que sentia fisicamente, que as minhas alergias alimentares eram tão agudas e desenvolviam tantos processos inflamatórios que tinha que tomar antibióticos quase que mensalmente para combater minhas doenças respiratórias.

Foi nesse momento que eu parei e resolvi olhar para mim com carinho e encarar o que seria uma das minhas maiores mudanças de vida. Enfrentei minhas crenças limitantes (você só funciona de determinada maneira), fui aprender a cozinhar, fui entender um pouco sobre nutrição e alimentos e comecei a prestar atenção no meu corpo e respeitar suas necessidades. HOJE vivo muito melhor, sem remédios adicionais. Meu corpo está mais equilibrado e acho que até mais bonito, minha pele mais sadia e meu cabelo mais forte, acreditam? Pois é, mudanças de hábitos que trazem saúde, bem-estar e, por incrível que pareça, muito prazer. Ser o comandante do seu próprio corpo, para mim hoje, é uma experiência de luxo. Lembrando esse foi o meu percurso, espero que você encontre o seu!