Hoje eu quero falar sobre como os seus valores interferem nitidamente na sua vida e nas suas escolhas.

"Será que é possível ressignificar seus próprios valores quando eles estão te atrapalhando no desenvolvimento da sua vida?"

Paula Martins Hoje
Por Paula Martins

Há muito pouco tempo eu não fazia ideia de que cresci e fui criada dentro de valores essenciais específicos e não me dei conta de que isso poderia estar me afetando de alguma maneira, simplesmente ainda não tinha pensado sobre o assunto e foi quando comecei a fazer cursos e estudar o tema que percebi que várias crenças limitantes poderiam estar me atrapalhando no meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Sair do piloto automático e começar a ter um olhar de fora sobre as suas atitudes pautadas por valores específicos foi um exercício muito importante para eu poder me desconstruir e começar a ir atrás do que realmente eu queria para a minha vida. Isso aconteceu muito em termos profissionais, na área pessoal fui sempre muito segura sobre aquilo que eu queria e onde iria chegar. 

Descobri nesse processo que é possível sim carregar conceitos que foram internalizados na sua infância e não se dar conta de que eles podem estar te atrapalhando na sua vida adulta. Penso que o autoconhecimento é sim uma ferramenta útil para se reorganizar e entender quem você é de fato e como você quer fazer suas escolhas. A maternidade para mim foi decisiva na necessidade de rever esses valores e entender que meus filhos são indivíduos diferentes de mim e por isso pensam de outra maneira.

A máxima de que vale mais aquilo que você faz do que aquilo que você fala, tem pautado minhas escolhas quando penso em deixar um legado ou aprendizado para as pessoas. Agir conforme os meus novos valores tem sido crucial para trabalhar ansiedades, dúvidas, anseios, enfim…..viver a vida!