Eu comecei a minha carreira e dei asas a minha criatividade literalmente no século passado. Demorei muito tempo elaborando um processo eficiente para desenvolver minhas ideias e conseguir colocar tudo em prática. Estudei muito (e continuo estudando), duas faculdades, vários cursos que me profissionalizaram além de vivências presenciais de trabalhos que ajudaram nesse caminho. Não existia nem internet e nem redes sociais nessa época, mas por incrível que pareça a sensação que eu tenho é que estava mais conectada com tudo, acredita?
Veja bem, essa não é uma fala saudosista, simplesmente uma forma de tentar entender a criatividade atualmente, eu e meu processo criativo mudamos com o tempo, o que não sei ainda é se estou mais ou menos criativa em pleno 2022. Embora as fontes de informações apareçam mais naturalmente, o que sinto é que não tem nada muito novo e quando proponho algo, ele já nasce velho dentro da minha cabeça, estranho né?
Ultimamente tenho tentado resgatar aqueles momentos que eram exclusivamente meus, onde eu me isolava uma semana para criar uma coleção de camisas, por exemplo. Sinto a necessidade de ficar longe de todas as informações, e sim, me dar ao luxo de produzir um material de pesquisa só meu, bem individualizado. A volta às origens tem me trazido calma, bom senso e paz em qualquer que seja o meu processo. E você, como tem se sentido ultimamente?